GUIA DE CAPACETES
Que capacete para moto escolher?
Por vezes a tarefa de escolher um capacete para a moto recém comprada, não é tão simples como parece. Existem muitos factores a ter em conta e muitas marcas e modelos por onde escolher. De seguida iremos tentar dar uma ajuda a quem começa no mundo das duas rodas ou quem pretende renovar o seu capacete.
Primeiro começamos pelos tipos de capacete mais comuns que existem:
Capacetes Integrais
Capacetes Modulares
Capacetes Abertos (ou jet)
Quais as Vantagens e Desvantagens de cada um?
Cada um deste tipo de capacetes para moto tem as suas vantagens e desvantagens. Características como peso, conforto, aerodinâmica, ruído, segurança entre outras devem ser tomadas em conta aquando a compra do capacete.
Vamos agora ver algumas dessas vantagens e desvantagens dentro de cada tipo de capacete.
Capacetes Integrais
Vantagens
1. Os capacetes integrais são os mais seguros uma vez que se trata de uma peça única.
2. Podem ser fabricados com mistura de vários materiais como carbono, fibra de vidro e Kevlar para uma maior resistência e ao mesmo tempo uma maior leveza. Apenas fibra de vidro ou apenas em Policarbonato (mais comum).
3. Maior aerodinâmica
4. Menor peso
5. Menor ruído, embora existam muitas variáveis neste campo
6. Melhor ajuste à cabeça
7. Menor entrada de vento nos dias de frio
Desvantagens
1. Embora todos os capacetes tenham entradas de ar nos dias de muito calor acabam por ser mais quentes
2. Menor angulo de visão lateral
Capacetes Modulares
Vantagens
1. Capacetes mais versáteis para os dias de calor/frio
2. Pode escolher entre andar com a queixeira aberta ou fechada para receber mais ar
3. Maior angulo de visão lateral
Desvantagens
1. Capacetes mais pesados que os integrais (mais mecanismos)
2. Ligeiramente menos seguros que os integrais uma vez que é composto por duas peças (capacete e queixeira)
3. Regra geral mais barulhentos
Capacetes Abertos (ou jet)
Vantagens
1. Mais leve
2. Maior angulo de visão lateral
Desvantagens
1. Muito menos seguro
2. Maior entrada de ar a velocidades mais altas
3. Mais desagradável com frio